quinta-feira, 11 de setembro de 2008

La bella Italia

Sinto-me mesmo muito feliz por, mais uma vez, ter tido a oportunidade de sair um pouco do meu cantinho Luso.
Desta vez, eu e o meu fantástico grupo de companheiros de viagens partimos em busca de algumas das mais belas cidades italianas.
Itália é mesmo um berço de mentes poderosas e de grandes artistas, palco de maravilhosos encantos artísticos e arquitectónicos... E é, de facto, uma terra com um nível de vida muito diferente do nosso... É a terra das massas (presentes em quase todas as refeições!), dos cappuccinos, dos bons vinhos, das pizzas (saborosas, mas achei-as iguais às nossas), dos gelados deliciosos, da moda, dos homens bonitos e das mulheres elegantes (alguns/algumas simpáticos/as, mas, na sua maioria, impacientes e, infelizmente, um pouco rudes), das piaggios, vespas, bicicletas e fiats, das belas paisagens...

Pádua - uma cidade relativamente calma e intelectual. Visitámos a Basílica do Santo António (se é de Lisboa ou não, nem vale a pena discutir).

Veneza, la serenissima - a rainha do Adriático - cidade dos canais, dos Doges, de Casanova - linda e romântica. As imagens falam por si. Adorei conhecê-la. Bolonha - cidade muito antiga, célebre pela sua universidade, a mais antiga da Europa.

Florença - uma bela cidade, um verdadeiro "tesouro do Renascimento", com uma riqueza artística impressionante. E sim, ainda conseguimos ter tempo de visitar o célebre David.

Assis - uma vila medieval, muito simpática e pitoresca. É, à semelhança de Pádua, um importante centro de peregrinação. S. Francisco e Santa Clara abençoam os seus habitantes.

Roma - metrópole histórica, imponente e rica, mas também suja e caótica, como qualquer outra grande cidade. Os monumentos estão em constante recuperação e restauro. Os romanos, esses puros latinos, precisam urgentemente de aprender regras de civismo e conduta, principalmente nas estradas... No Vaticano, o que mais me encantou foi, sem dúvida, a Capela Sistina. A obra de Miguel Ângelo é emociante.

Viajar é aprender e crescer. Ajuda-nos a compreender melhor o nosso mundo.

2 comentários:

Lady disse...

Obrigada por partilhares connosco estes momentos tão agradáveis... Fiquei com vontade de te copiar e fazer esta mesma viagem... Só me faltam os companheiros :)

sara disse...

Muito bem mesmo SU!!!Adorei este post...realmente parece ter sido uma viagem riquíssima...não te ficaste apenas por uma cidade!!!E as fotos estão fantásticas!!!Bom inicio de ano tb para ti amiga!

Bjinhos