quarta-feira, 18 de maio de 2011

:(

A minha madrinha e tia-avó faleceu. Tinha 85 anos. Estava doente há bastante tempo e uma pneumonia foi fatal. Era uma boa senhora. Nunca fomos muito próximas, mas eu gostava muito dela. Era carinhosa e sempre respeitou muito os meus avós. Recentemente visitei-a e percebi que o seu fim seria breve.

Os velórios são penosos. O da minha avó, falecida em Janeiro do ano passado, foi bastante pesado. O silêncio. A dor. Os familiares que nos abraçam e nos consolam. A despedida é tão triste.

O velório da madrinha foi ontem. Mal chegámos, constatámos que apenas o padrinho estava em visível sofrimento. O meu padrinho, um senhor sempre tão distinto, orgulhoso dos seus 86 anos, estava irreconhecível. Perdeu a mulher, a companheira e a melhor amiga. Uma tristeza profunda abateu-se sobre ele. Porém, o resto dos familiares, ou seja, netas, filhos, sobrinhos, primos, cunhados, etc estavam todos em amena cavaqueira... Fiquei estúpida. Falavam baixo, mas nitidamente ouvia-se os temas das conversas. Política, Sócrates, filhos, emprego... A certa altura parecia que estavamos num café...Os filhos da madrinha, primos directos da minha mãe, estavam fora da capela a conversar com amigos e o padrinho estava ali, com o olhar vazio, sentindo-se profundamente perdido. Veio uma neta, deu-lhe o braço, enquanto mascava chiclete, ficou sentada 5 minutos e depois saiu. Fiquei mesmo incomodada pela nítida falta de respeito. A família da parte da minha mãe foi sempre muito "posh", mas, de facto, ali, estalou o verniz. Eles estiveram presentes no velório da minha avó e não vi ninguém proceder assim...

Estou triste e desapontada com o que vi. Hoje é o funeral. Espero que mudem de postura e que demonstrem o mínimo de respeito pela memória de quem parte e respeito por quem sofre. Pobre padrinho.

3 comentários:

Maria Kally disse...

:( sei bem o que isso é, dear! Lamento muito a tua perda :( beijinhos

sara disse...

A verdade é que é quase sempre assim :( é trite...lamento o sucedido amiga. Que descanse em paz...beijinho e força!

sara disse...

*triste