De mapa na mão, bilhete de metro e boa vontade para andar uns bons quilómetros a pé, Barcelona foi saboreada com bastante prazer! A riqueza da cidade estende-se por inúmeros lugares, dos medievais até aos mais contemporâneos. Esta oferece-nos tudo: mar, montanha, noite, bom clima, luz mediterrânea, tradição, modernidade, cultura, ambiente bairrista... Aqui ficam alguns fragmentos:
La Rambla - esta extensa avenida pedonal é o local de eleição de todos os visitantes. Aqui, encontram-se artistas de rua, pintores, vendedores de flores e souvenirs e, claro, várias esplanadas que convidam a relaxar.
O Mercat de la Boqueria na Rambla é uma autêntica sinestesia de sabores, aromas e cores. Aqui, provámos uma tradicional bocatta de jamon, uma fresca salada de frutas e um sumo natural delicioso.
As obras de Gaudí - o mestre catalão deu vida aos grandes ícones arquitectónicos da cidade: A Casa Batló e a Casa Milà (La Pedrera), no Passeig de Gràcia, ilustram bem a visão vanguardista/surrealista do artista; a imponente Sagrada Família, que o mesmo não pode terminar (em restauro ad eternis, pelos vistos até 2030!); e, ainda, a famosa entrada no Parc Guell, onde o icónico lagarto de mosaico, símbolo da cidade, é "devorado" pelas máquinas fotográficas dos turistas.
Espaços verdes visitados: Parc de la Ciutadella e Arc de Triomf
El Born e Barri Gòtic - o nosso hotel ficava localizado no Bairro Gótico, provavelmente, a área mais linda da cidade. Adorei perder-me pelas ruas e ruelas labirínticas e praças medievais. Sem pressas, sempre sem pressas. Apenas deambular. Aqui, encontrámos a Catedral de Barcelona (também em restauro), várias igrejas, edifícios góticos, cafés pitorescos, galerias de arte, lojas de moda, antiquários, pátios e lojinhas de comércio tradicional.
Destaque para a terceira imagem: a Plaça Felip de Neri. Uma praça pequenina, escondida e triste, no coração do Bairro. Foi palco de fuzilamentos durante a Guerra Civil Espanhola. Aqui, impera o silêncio e sente-se algo inexplicável. Talvez seja do simbolismo do local. Das duas vezes que a visitámos, poucas pessoas por lá andavam, talvez por não haver quaisquer indicações que orientem o local. No entanto, este recanto é cenário do filme O Perfume e surge ainda no videoclip "My immortal", dos Evanescence.
Passámos também pela Plaça da Catalunya, espaço aberto, moderno e com grande actividade comercial e vimos o monumento a Colom, junto à marina. Visitámos o Museu Picasso, o Museu do Chocolate ("Xocolata", em catalão) e, ainda, o Palau de Pedralbes (com exposições de cerâmica, artes decorativas e têxtil). Espreitámos também o famoso Camp Nou, a casa do Barça. Destaco, finalmente, o bar Bosc de les Fades, situado no final da Rambla. A decoração do bar é única.
Adorei apreciar o tesouro catalão. Barcelona é mesmo imperdível :) Quem sabe, um dia, voltamos a visitá-la. Há sempre tanto para descobrir.
1 comentário:
Lá irei :) Adorei este post...muito completo! Parece que amaste amiga :)
Enviar um comentário