terça-feira, 10 de novembro de 2009

Hã?!...

Aula de 8.º ano sobre rainforests. Enquanto respondiam, em silêncio, ao questionário do texto, um aluno lembra-se de perguntar, em voz alta, a seguinte pérola...
- Miss, what's PMS?...
(...Hã?! Olhei para o texto a tentar perceber... Será que percebi mal?!...Ai o caraças. Este quer chatear...O que é que Tensão Pré Menstrual tem a ver com isto?... Tentei avaliá-lo. Olhos de lince... Isto é tanga ou o miúdo quer mesmo saber o que significa? Mas ele é bom aluno e nem é de abusar...)
- PMS? (escrevo no quadro a sigla)
- Yes.(O miúdo manteve a mesma expressão calma)
- Where did you hear that?
- In a film.
(Será que foi isto que ele ouviu/percebeu?...Expliquei-lhe muito sucintamente, mas disse-lhe que não devia ter interrompido a aula...O assunto passou ao lado do resto da turma...)
...

6 comentários:

Cátia Gomes disse...

Qual era o problema em explicar-lhe? Não percebi. Oitavo ano têm quê? 15 anos? Já são grandinhos não?

Lady disse...

Pela minha experiência com essas idades, fizeste bem em não entrar em pormenores, pois de certeza que iria levá-los a ficar distraídos e a fazer piadinhas! No 8º têm 13 anos +/-... Não têm maturidade suficiente para falarem sobre isto! No entanto, podias sempre ter explicado ao aluno individualmente, no final da aula, caso reparasses que era uma dúvida mesmo "Séria"! :)

Maria Kally disse...

LOL olha dá-te por contente por não te terem perguntado o significado de "Fuck your prussy", sim, sim, foi exactamente assim q ele disse!

Soraia disse...

Não há problema algum. Eu expliquei. Só não me prolonguei, senão ficavam todos distraídos do exercício. Resolvi partilhar isto, porque achei uma situação muito caricata. A minha cara de totó a olhar para o texto!... E pensei estar a ouvir mal. O miúdo não quis ser parvo. Não era essa a intenção. Eles gostam de perguntar coisas que ouvem nos filmes, nas músicas...

sara disse...

Eu também acho que não têm maturidade para estas coisas, de kker forma fizes-te bem em explicar. Têm que começar a aprender por algum lado e somos sempre nós as desgraçadas ;p

Cátia Gomes disse...

Bem, 13 anos realmente ainda não têm maturidade. Nem com 25 têm, aliás. Mas o problema é que quando não se explica por esta ou aquela razão eles ficam com a pulga atrás da orelha, ficam mais irrequietos. E acho piada ao facto de se interessarem pelas coisas e perguntarem. Acho que se deve dar valor e incentivar os miúdos a fazer isso. Se os levarmos a sério, eles também nos levam. Só isso.