sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Sala de espera

Eu nunca tinha estado numa sala de espera tão deprimente, num espaço tão sufocante. As paredes daquele sarcófago estavam nuas e a minúscula televisão, a preto e branco (sabe-se lá porquê) estava com o som cortado. As revistas em cima da mesa não eram daquelas cor-de-rosa. Eram artigos médicos, daqueles cinzentos que ninguém lê. Ali, o tempo parecia congelado. O silêncio era perturbador e o olhar dos pacientes era pesado e mudo. Observei aquela gente e percebi que aquele espaço os punha ainda mais doentes. Imaginei o quanto desejariam não ter que estar ali. Sempre que a funcionária entrava na sala, os olhares suplicavam alívio. Uma sala de espera não tem que ser uma sala onde se desespera... Talvez não tenha que voltar àquele martírio. Oxalá.

4 comentários:

Lady disse...

Hummm! Is everything ok?? Eu ODEIO salas de espera de médicos... parece que estamos todos à espera de uma sentença qualquer que nunca chega!! E acho que lhe chamam isso porque se ESPERA muito! Já fui a muitos consultórios e NUNCA fui atendida na hora... nem nos privados! Enfim... Kiss

sara disse...

Eu até sou uma pessoa bastante paciente...a maior prova disso foram as 8h que estive a espera no centro de emprego no mes passado...das 9 da manha as 5 da tarde...e não pude arredar pé...n fosse o diabo tece-las...lol...quanto aos médicos costumo ir ao centro de saude sem pre com consulta marcada com antecendencia para não ter q esperar mais do que meia hora, quarenta e cinco minutos...mesmo assim este tempo parece-me sempre uma aternidade pk estou rodeada de pessoas deprimidas e deprimentes que acabam por suscitar em mim um sentimento profundo de pena por terem que ali estar...o ambiente é exactemente como descreveste no teu post Su, só com a diferença de a TV ser a cores!!Lol

Mas n querendo ser mto insistente nesta matéria vou contar-vos a pior situação que passei a este nível...numa situação de emergencia é obvio que nao se marcam consultas c antecedencia no medico de familia no centro de saude...estava eu com uma valente amiddalite e após ter estado 4h em puro delirio com os meus 41 de febre na "sala do desespero" caio redonda no chão, desmaiada...eis que fica tudo preocupado e me vem buscar, transportando-me para uma sala ao lado...no meio deste processo aquilo deve ter confundido aquele sistema todo e alguém prede o meu processo...o problema é que só se dão conta passadas 5h (para além das 4 que já tinha estdo a espera) e só pk a minha mae lá chegou ao hospital e fez um escandalo (BEM MERECIDO) porque eu lhe liguei fazendo uns grunhidos estranhos (nem falar conseguia) e ela viu que algo estava mal pois há NOVE horas que eu lá estava, abandonada a um canto, deitada numa cadeira, completamente delirante...eu lemro-me que me custava manter os olhos abertos mas qdo o fazia vi montes de enfermeiros a passar por mim e fazer de conta que eu nem existia...ninguém se dignou a perguntar quem eu era ou o que estaria ali a fazer aquele tempo todo...foi uma vergonha...a minha mae ainda chegou a escrever no livro de reclamações mas como o nosso pais é, não deu em nada...nada que eu já não estivesse a contar...uma tristeza!

sara disse...

Ai ai...desculpem os erros...quando reli é que notei...foi de escrever rápido!!!

;)

Soraia disse...

Que desespero, Sarita...
Enfim...
Haja saúde!
**