sábado, 13 de outubro de 2007

Criaturinha vil

Ontem, depois do trabalho e, enquanto esperava por uma amiga que ficara presa no trânsito, resolvi entrar na igreja local e sentar-me num dos bancos do fundo. Não entrei para orar, mas simplesmente para poder estar num sítio calmo, em silêncio. Aproveitei para estar um bocadinho sozinha comigo mesma e aliviar um pouco o pequeno nó que, ultimamente, me tem andado a sufocar.
Subitamente, a paz é interrompida por uma beata, que apareceu vinda do nada, a barafustar aos berros (sim, aos berros numa igreja), de dedo em riste, a expulsar-me, literalmente, dali... A zeladora da igreja alegou que "já era muito tarde e que eu não estava ali a fazer nada"..."deveria era ter saído há mais tempo como as outras pessoas"... entre outras sentenças do género...
Fiquei perplexa a olhar para aquela pequena criatura malvada, enquanto esta fechava as pesadas portas da igreja num frenesim e continuava a protestar disparates.
Mesmo que a criaturinha tivesse razão, porque, de facto, a igreja estava vazia e já deveria passar da hora do fecho, perdeu-a completamente. A sua má-educação e mesquinhez deixou-me irada. Num impulso (sem contudo esquecer-me onde estava), respondi-lhe bruscamente, dizendo-lhe que, primeiro, deveria falar baixo, porque aquela não era a casa dela e, depois, se quisesse mandar-me embora, bastava que o fizesse educadamente. Aquela casa é, supostamente, um abrigo de todos, mas com zeladores como ela, só os afastaria cada vez mais...
Ela calou-se, ficou para trás e eu afastei-me dali amargamente...

4 comentários:

Anónimo disse...

Ohhh linda - não t amargures ou só deixas que te façam realmente mal. Beijinhos grandes! Saúde.

sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sara disse...

Essas ditas pessoas são as que me fazem afastar cada vez mais da Igreja...não suporto a hipocrisia que ronda todo aquele mundo!Acredita que prefiro passar por lá quando não está lá ninguém para reparar em quem passa ou na forma como estás vestida...eu sei que este tipo de situações não deveria abalar a nossa fé mas sinto-me mesmo irritada quando passo por elas. Ainda no fim de semana passado (e infelizmente!) tive o funeral da avó paterna da minha melhor amiga Janette e vi cada situação!!!Em primeiro lugar, ainda o corpo estava a ver velado na capela, e andavam lá uma espécie de marroquinos de boné na mão a pedir dinheiro!!!Pelo amor da Santa!!!Pedir dinheiro num funeral com as pessoas todas de rastos a chorar...ninguém se lembra do tal...e depois estava na missa e as beatas todas a falar umas das outras e eu ali, a ver aquio e a pensar "Esta gente faz-se de muito devota mas vêm aqui para ver quem usa a melhor roupa e contar as novidades da semana" e é mesmo!!!Houve uma que foi comungar e viu uma outra no meio dum banco e mesmo com a hóstia na boca, no meio da missa, foi lá dar-lhe um beijinho e falar com ela!!Imaginem a situação...bem,meia hora de cerimónia dava praki um testamento de situações, se fosse a contar tudo o que vi!!!Ah...e na missa do funeral, também houve cestinhos para colocar moedinhas para o Sr. Padre...eu até me passei e estive mesmo para sair...não fossem as lágrimas da minha amiga e a mão dela apertada na minha...era o que eu tinha feito!!!

Que mal tinha estares na Igreja aquela hora?A suposta "casa de Deus" não deveria estar com as suas portas sempre abertas...não digo "sempre" no verdadeiro sentido da palavra pk nao ia estar toda a noite aberta mas a tal beata, vendo-te lá, não poderia deixar-te estar um pouco a sós ou então falar ctg educadamente??Juro que me revoltei mesmo a ler o teu post...

Se tivesse sido comigo amiga...olha, não sei, mas acho que lhe batia!!Lol

Soraia disse...

Foi um episódio muito estranho,acreditem. Sei que não podemos generalizar e afirmar que todas as auxiliares sofrem de "beatice crónica", mas a verdade é que por existirem algumas criaturinhas como a que encontrei, a Igreja só fica a perder...
Beijinhos*