sábado, 27 de janeiro de 2007

TLEBS

O secretário de Estado adjunto da Educação anunciou que, em Fevereiro, será publicada a portaria que suspende a aplicação da Nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, uma vez que "necessita de uma revisão científica e pedagógica".
Apesar de suspender (pelo menos por enquanto) a TLEBS, o Governo não desiste da nova terminologia e quer retomá-la já no próximo ano lectivo.
Relembro que esta nova terminologia foi alvo de fortes críticas por parte de educadores, pais e professores, que contestam a complexidade e a incongruência de alguns novos conceitos. A Petição contra a implementação da TLEBS reuniu cerca de 8 mil assinaturas...e (quem diria) foi aceite pelo Governo.
Tenho dúvidas...
Os professores que já estavam a ministrar a TLEBS vão simplesmente parar de a ensinar? E os manuais adoptados? Ignorar-se-ão? Já não é um pouco tarde para retomar a velha gramática? Os alunos não ficarão confusos com este aprender e desaprender? E para o próximo ano lectivo? As dúvidas, os erros e a complexidade não serão os mesmos? Ou pior, não serão outros de ainda maior polémica? Por que é que se adiam os problemas por mais um ano?...
Continuo com dúvidas...

2 comentários:

Anónimo disse...

Como aluna do 12ano que fez exame de portugues no mes passado e que felizmente obtive 17 valores, fiquei aliviadissima quando suspenderam as TLEBS...Na minha opinião, a TLEBS devia ser ensinada primeiro aos alunos do 1º e 2ºciclo e não já no ensino secundaria, uma vez que estes alunos já tiveram 9 anos de aprendizagem da gramatica tradicional e penso que não é de um momento para o outro que se muda assim uma bagagem de conhecimentos que foi adquirida ao longo de vários anos de escolaridade. Se querem que a TLEBS entre em vigor, iniciem primeiro o seu ensino junto dos alunos do 1ºciclo e tb a todos os alunos do 2ºciclo. A quem é que passa pela cabeça por já a nova gramática no exame nacional de Portugues a alunos de 12ano k estiveram 11 anos a estudar a antiga?
Graças a Deus que há bom senso. Façam as coisas como deve ser e não por cima do joelho.

Soraia disse...

Parabéns pelo 17, porque certamente foi bem merecido :)
Esta questão da TLEBS está, por agora, posta na prateleira, mas no próximo ano lectivo, a polémica será ainda maior...Professores e alunos andarão novamente perdidos...Trata-se do ensino da nossa língua e não de uma questão banal que basta ser tratada com uma lei ou um despacho...
Felicidades